sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cetoacidose Diabética

  Como eu falei na Fan Page do blog, eu criei um ícone no menu pra falar sobre diabetes. Não é meu foco falar disso, tipo explicar sobre a doença, até porque nem eu sei tudo, mas duas pessoas tinham pedido um post sobre Índice Glicêmico e achei mais interessante fazer um tópico a parte ao foco do blog do que só postar. Estou utilizando fontes de pesquisa, só compartilhando informações. Dependendo do assunto, pensei que seria lecal um post sobre o tópico com comentários sobre a minha diabete ou alguma história do que eu já passei, o que é caso deste post!

   
   Cetoacidose Diabética. Minha mãe vai ler e não vai gostar disso hehe, mas ela sabe. 

   O mal estar é grande.  Lendo os sintomas parece só uma coisa simples mas seila é um enjoo diferente que não passa com nenhum remédio, a sensação de que sua respiração esta falha mesmo que o ar esteja dentro dos pulmões... Dormir é impossível, sua cabeça gira e dói, seus dentes amortecem e amolecem, muita sede e quanto mais água você bebe parece que piora, vontade de ir no banheiro de 5 em 5 minutos, você se sente pesado, qualquer esforço é muito, até ficar deitado é impossível, sem contar o desespero quando você vê que não vai passar. Nesse nível aconteceram poucas vezes comigo e a última foi a mais forte. O que costumava ser frequente (e as vezes acontece) era hiperglicemia ai eu tinha dores de cabeça e respiração pesada.

   Ano passado ainda, tinha tido festa em casa com salgadinhos no começo da noite, comi bastante confesso e achei que tinha aplicado insulina suficiente #sóqnão e eu nem ligava, eu nunca tinha passado mal com cetoacidose, desde criança. Você só se da conta de certas coisas quando passa por elas e só assim você muda, nesse caso eu fui assim. 

   Na hora de dormi, do nada tudo ficou impossível. Minha mãe até veio dormir comigo pra dar um consolo achando que era só um enjoo e aquela coisa que comida porcaria causa. Quando eu percebi que tava tudo estranho, medi minha glicêmia: quase 600. A faixa IDEAL é uns 100, 90. Chega uma hora que nem o aparelho consegue medir, ele dá erro de tão alto que a glicemia se encontra. Não sei como não deu dessa vez.
   Apliquei algumas unidades e parti pro hospital. Os enfermeiros ficaram loucos comigo né, babacona. Isso porque no hospital já tinha abaixado pra 300. Na minha irresponsável cabeça, era só uma hiperglicemia. Sem noção que eu fui! Mas no fim fiquei tomando soro a noite inteira e voltou ao normal, 120, 110. Até fizemos amizade com o pessoal la hehe. E não fui trabalhar também, chorei ca parte boa kkk.
   Depois disso nunca mais, e o medão que deu? 
   Essa foi minha experiencia com cetoacidose. 

4 comentários:

  1. Ma, achei muito legal essa sua iniciativa de criar um blog falando sobre o diabetes! Ainda mais pelas receitas maravilhosas que eu nem sabia que tinha como transforma-las em diet!!!! Agora vou passar aqui sempre para pegar alguma delas, aqui em casa somos em 3 diabéticas e acho que todas vão adorar haha... Me identifiquei com esse post , pois, eu também já tive uma cetose, e acho que no meu caso foi mais sério ainda por total falta de cuidado e de informação! Estava fazendo uma dieta e parei de tomar insulina, achei que não fosse necessário por estar comendo muito pouco, e ainda mais não contei para ngm que estava fazendo isso.. Um certo dia acordei com muita câimbra no corpo, muita falta de ar, sem fome alguma e com uma sede incontrolável, sem contar que perdi 12 quilos em menos de 1 mês!! Meus pais estavam viajando e fui ligar pedir socorro só a noite quando já estava quase sem respiração!!! Fim da história: fiquei 5 dias internada na U.T.I e depois me deixaram mais 6 dias no quarto da Unimed para que pudesse melhorar.. Depois disso nunca mais esqueci a insulina haha essa historia toda serviu para alguma coisa!!!! Mas é isso ai Ma, adorei o blog!!! beijoos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Gabi!! De verdade mesmo, é muito bom saber que tenho apoio!!
      E pois é.. Minha mãe sempre foi de fazer muitos doces e aprendi com ela que é possível transforma-los em diet!

      Eu sempre soube que você e sua mãe são diabéticas, mas não sabia que sua irmã era também! Eu vejo o lado bom da coisa... Todas se ajudam né! E o seu pai acaba entrando na dança hahahaha

      Caramba.. 5 dias na U.T.I. é tempo hein!! Que perigo.. Imagino seu desespero e o pior é não saber o que fazer pq nada vai adiantar! Mas é assim msmo, a gente só aprende quando passa por isso!

      Fiquei feliz por ter compartilhado isso, é bom saber essas coisas e conhecer histórias.

      Obrigada pelo comentário, pelos elogios e pela sua história! Um beijoo

      Excluir
  2. OI minha linda!
    Linda a sua iniciativa só podia sair de vc minha princesa!
    Nada como ser linda e inteligente!
    Bjss da Vó Ivone coruja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii vó!
      Muito obrigada!
      Que bom que gostou, agora você já pode fazer novos doces né
      Beijoo vó

      Excluir